quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

CHUVAS NA REGIÃO SERRANA DO RJ

Olá!

As ultimas notícias sobre as chuvas no Rio de Janeiro, que nos chegam pela grande mídia não são das melhores, infelizmente. Se por um lado a natureza segue o seu fluxo contínuo de realizações. Por outro a grande imprensa nos dá uma enxurrada de informações calamitosas que nos deixam mais amedrontados do que informados.

São inegáveis os últimos acontecimentos que ocorreram e outros que ainda podem ocorrer na “Região Serrana” do estado do Rio de Janeiro. Desta forma, a cidade do Rio que se encontra na Região Metropolitana, e ainda, Niterói, não é até o momento protagonista destas tristes ocorrências que nos chegam. A Região Serrana está numa outra localidade muito distante geograficamente da Região Metropolitana do município do RJ, e podemos incluir o município de Niterói neste distanciamento geográfico, ciente que não está imune, e sim de certo modo, indefeso como muitíssimos municípios brasileiros.

Cremos que todos nós estamos, e estaremos seguros (também) no que concerne às variações climáticas (metereológicas).

Sejam todas e todos bem vindos (as)!

Atenciosamente

6 comentários:

  1. desde que eu me entendo por gente chove e muito por lá, sempre tem desabamentos enxurradas e coisas do gênero, a ausencia de vontade política é uma das principais causadoras destas calamidades nestas cidades.

    os casos não são generalizados e se observamos os numeros vemos que por exemplo em cidades de 100 a 200 mil habitantes o numero de mortos não foi muito além de 1% , são pessoas que geralmente constroem em áreas de risco e de proteção ambiental com vista grossa dos órgãos governamentais, que preferem valorizar a especulação imobiliária destes locais não se importando com as questões ambientais.

    ResponderExcluir
  2. A principio fiquei temeroso em ir para o Enefil devido as informações dadas pela imprensa. Fico mais tranquilo ao ser passada essa informação a todos nós que não conhecemos a região. Niteroi que nos aguarde "Minas tá chegando uai" !!!

    ResponderExcluir
  3. Saudações amigos filósofos!
    Será que agora não é a hora de fazer aquilo que sempre dizemos? "usar a filosofia enquanto agente de transformação social"? tenho uma proposta:
    que tal transformarmos o encontro numa frente de voluntariado pra auxiliar no que for possível as centenas de famílias prejudicadas pelas chuvas?

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Opa
    Nem ligo televisão e minha mãe que me avisou e perguntou se eu realmente iria. Não senti motivo pra preocupação, apesar de tudo, e gostaria de agradecer a organização pelo "posicionamento" (mesmo que seja crente e otimista), mas tb pelo aviso.
    Isso demonstra muito respeito!
    Abções;

    ps.: dentro do tempo que estarei no RJ, se tiver algo realmente interessante que possamos fazer, seguindo a sugestão da Jéssika, eu topo...

    Mts

    ResponderExcluir
  6. vamos sim
    podemos ver no credenciamento algo para fazermos.
    Nova Friburgo

    A Prefeitura de Nova Friburgo informa que as pessoas interessadas em trabalhar como voluntárias podem se cadastrar na sede da Secretaria de Assistência Social, que funciona na Rua Augusto Spinelli, 160, Centro - Nova Friburgo.

    Teresópolis

    A Prefeitura de Teresópolis informa que as pessoas interessadas em trabalhar como voluntárias podem se cadastrar na sede da Defesa Civil, e não mais no Ginásio Pedrão. A Defesa Civil funciona na Rua Júlio Rosa, 444, na Tijuca.

    Postos rodoviários, supermercados e abrigos estão recebendo donativos para ajudar as vítimas da chuva na Região Serrana do Rio. Os desabrigados e desalojados precisam de doações de água potável, alimentos, roupas, cobertores, colchonetes e itens de higiene pessoal, como sabonete, pasta de dente e fralda descartável
    Denylson

    ResponderExcluir